29 de out. de 2012

Bom Dia!


Lembro de uma vizinha, que sempre que a via, desejava-me bom dia, boa tarde, boa noite, de acordo com o horário que nos esbarrávamos. Eu, bicho do mato, totalmente introspectiva, estranhei no inicio, mas aos poucos, tornou-se um hábito também meu, desejar o mesmo para ela. Aos poucos, para todos com quem de alguma forma me relacionava. Fosse a atendente do metro, o trocador do ônibus, ou as pessoas do elevador. Podia não falar mais nada com ninguém, mas bom dia, boa tarde ou boa noite eram indispensáveis.

Outro dia,  me peguei pensando nisso. Por que desejar bom dia para pessoas desconhecidas? Por que não seguir sem me preocupar com esses detalhes - até porque, muitas vezes, não ouvia uma reposta ao meu cumprimento.

Esse pensamento não me veio do nada, depois de um dia exaustivo, ao lado de pessoas, que só sabiam falar mal de outras, e de uma em particular cuja raiva e mágoa eram tão presentes em sua fala, fiquei imaginando o quanto sua fala tinha poder. Em quanto mal ela involuntariamente desejava àquelas outras pessoas, as quais agredia verbalmente. 

E, no fundo, tive certeza, de que se no momento, eu era a ouvinte daquela falácia toda, dia seguinte, seria eu o alvo. É inevitável, se falam mal de alguém para você, falam mal de você para outros.

Inconscientemente, havia tanto energia negativa destinada a outros, e ao olhar a vida da mesma, sempre com as portas fechadas, cheias de obstáculos, de conquistas interrompidas. Pensei logo na lei do retorno, onde o que desejamos para o outro, recebemos de volta...

A vida daquelas pessoas, das quais ela falava, também não andava bem: problemas, doenças. vícios... A minha própria era um exemplo disso. Até que ponto fruto de tanta energia ruim que outras pessoas emanavam para a gente?

Dai lembrei daquela vizinha, a do bom dia, boa tarde e boa noite, sempre acompanhado de um sorriso. Sei lá se ela fazia no automático, o que sei, é que ao cumprimentar alguém, desejando-lhe algo de bom, a sua palavra tem força. Tudo que existe pro mal, existe pro bem também! Então, quando desejamos alguém um bom dia,  queremos que aquele seja um dia especial, que aconteçam coisas boas na vida daquela pessoa, naquele dia. 

Quando falar mal de alguém, pense no peso de suas palavras, no que você está desejando para ela e ao mesmo tempo para você. Troque! Deseje Bons Dias, Boas Tardes e Boas Noites, de verdade, com o coração,  e quem sabe, os seus dias, os nossos dias, passarão a ser bons também?

5 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre, ótimo texto!
Eu sempre fui dessas de desejar bom dia... e quando a pessoa responde: Bom dia porque? Bom dia pra quem?
Me dá uma raiva dessa negatividade... respondo logo: EU estou DESEJANDO que o seu dia seja bom, ainda que ele tenha começado uma porcaria.
Concordo com cada palavra sua. A energia que a gente emana nos pensamentos e nas palavras nos influenciam e influem também pras pessoas a quem os dirigimos.
Pra mandar muita energia boa pro seu dia, eu desejo um dia proveitoso, um dia alegre, um BOM DIA!
Beijo grande!

Maria Lúcia Marangon disse...

Eu sempre cumprimento as pessoas, mas algumas não respondem mesmo. É chato entrar no elevador, cumprimentar uma pessoa e ela não responder. Eu fico muito sem graça, mas, enfim, a mal educada é ela, né?

Sabrine disse...

Patrícia!
Adorei!!! É a corrente do bem isso, se vc diz um bom dia sorrindo pra alguém, essa pessoa faz a mesma coisa e assim o sorriso se propaga!
Bjos
Sah

Lily Luz disse...

Pura verdade.
Eu não sou apaixonada pelos meus vizinhos, longe disso, eles até me irritam bastante. Mas quando eu os encaro e lhes desejo um bom dia, é de fato o desejo do meu coração. Aprendi que as palavras têm peso, força e direção, eles vão e voltam. Paty, ótimo post! Beijos!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Falei disso ontem também (o fato de falar mal do outro)...
A vida precisa ser bem vivida!!!
Bjs de paz e bem