17 de set. de 2012

O porquê da mudança da antiga loja para Bichos de Patch


É certo que quando levamos uma rasteira, ficar no chão resmungando não leva a lugar nenhum. Mais que rápido, a coisa a se fazer é se erguer e sacudir a poeira. 

Mas não dá para diminuir a dor que algumas coisas causam... Como, por exemplo, a perda da meu blog/loja.

Mais do que um blog, ou uma loja, era um espaço a qual dediquei tanta coisa nesses últimos anos. Foi um trabalho de formiguinha, de apresentar, convencer, conquistar amigos e clientes. 

Se hoje, o nome chama atenção, a ponto de ganhar uma notificação judicial, foi graças a dias e noites pensando como fazer com que uma mera loja, igual a tantas outras, pudesse agregar afeto - que é o que coloco em cada peça que faço, em cada e-mail que respondo. Nunca me permiti ser "profissional" no pior sentido da palavra, sempre quis que as pessoas se sentissem acolhidas ao visitar a loja, mesmo só indo lá olhar.

Foram mais de 250 mil visualizações, mais de 800 seguidores, incontáveis comentários... Ali nasceu, amadureceu, e ainda amadurece, a artesã Patricia Daltro. 

Por isso, perder a marca, o blog/loja, o flickr causa mais que uma indignação, causa lágrimas e uma tristeza grande... 

O endereço novo já está no ar, marido fez uma logo nova, e, mesmo provisoriamente,  é certo que amanhã,- ah, o amanhã... - estarei novamente com meu trabalho de formiguinha (re)apresentando a todos a Bichos de Patch (http://www.bichosdepatch.blogspot.com/), mas, dentro do peito, levarei pra sempre a outra, que agora me é proibido citar o nome...

Esse post/desabafo foi publicado no FB no dia em que recebi a primeira NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL - a qual recebi no dia 12/09/2012. 

Por entender, que eu, por descuido ou inexperiência, tinha errado ao não registrar a marca. Comecei a tomar as providências cabíveis para retirar toda e qualquer vinculação com a marca registrada. Dessa maneira, coloquei tanto Flickr, quanto o blog antigo em modo invisível, enquanto buscava fórmula para não perder tudo o que lá estava postado.

Quando descobri que não haveria outra maneira senão acabando com ambos. DELETEI meu flickr e criei um novo blog - Bichos de Patch - do antigo, retirei todas as postagens, exceto a primeira e a última, mais com o intuito de me proteger (o que agora, agradeço por ter tido essa orientação) e coloquei um código que redireciona para o novo blog uma forma de respeitar antigos clientes e frequentadores. Ainda assim, retirei a logo que identificava a marca antiga, colocando a nova.

Não pense que essas mudanças não tiveram suas perdas: Perdi as mais de 250 mil visualizações da loja antiga e seus quase 1000 seguidores. Do Flickr perdi as mais de 200 mil visualizações e meus mais de 1500 contatos.

Mudei o nome da página do Facebook também para Bichos de Patch, como é possível ver nesse print: 
Click para ampliar
Mudei também a conta do Twitter.

Enfim, no prazo "informado" pela NOTIFICAÇAO EXTRAJUDICIAL, tomei todas as providências cabíveis para desvincular da marca que eles tinham registrado.

No entanto hoje recebo nova notificação da tal empresa que "quer que eu suspenda o serviço de busca do Google, o qual insiste em direcionar pros meus blogs referências a antiga marca" - algo que nem sei se é possível fazer. Segundo esse tal escritório de advogados, que representa essa empresa, serei ACIONADA JUDICIALMENTE por, teoricamente, ainda usar o nome antigo da marca deles.

Se tendo feito EXATAMENTE o que a primeira notificação exigia, como ainda assim, essa tal empresa se sente no direito de me ameaçar com um processo judicial?

Sei que tenho poucas condições no momento de me meter numa briga judicial, mas se tiver que ser, que seja! Só que não vou apanhar calada!

 (E se tiver algum advogado amigo por ai que queira me dar uma mão, please!)


6 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Patrícia, eu acho que você não deve, de modo algum, fechar o blog e começar do zero.
Adquira um dominio, pode usar o nome novo que criou, registre e eu te ajudo a migrar o endereço antigo.
A vantagem é que não precisa redirecionamento, mas o principal é que a base de seguidores, links em outros blogs e assinantes de feed será mantida.
Nada lembrará o blog antigo, no que tange ao nome, entende? Mas a base de contatos, os acessos e tudo o mais será mantido.
Neste momento o Blogger desativou a possibilidade de configurar dominio próprio porque está em manutenção mas deve voltar em breve.
Serio, um .com custa 15 reais por ano e você pode registrar seu nome, daí não tem como ter reclamações.
Pense nisso.
beijosssss

Claudiene Finotti disse...

Oi Patrícia!

Nossa, eu notei que tinha mudado o nome mas jamais imaginei o motivo.

Eu acompanho sua luta há muito pra emplacar sua marca no mercado e fico triste por acharem que você plagiou algum nome, agindo dessa forma agressiva.

A gente acaba pecando por não ter muita "malícia", né? Eu usava um desenho das Fadas Madrinhas que uma empresa de adesivos pegou na net quando eu encomendei, mas me alertaram que poderia dar problema, daí eu pedi e ganhei ilustração da Isa Mascarenhas. Mas eu não tinha dimensão do problema que poderia me causar.

Enfim, solidarizo com você totalmente, não sou advogada mais deixo aqui meu abraço e conta comigo na divulgação da nova marca, viu?

Beijos.

Clau

*eu tinha postado a corujinha no blog com o link pra outra loja, vou lá corrigir.

Fernanda Reali disse...

Pat, a Elaine fez pra mim essa migração quando registrou o pontocom. nao é necessario deletar o blog, apenas o transforme em domínio e tudo irá ficar correto.

O google nao temove as inserções, é raríssimo. Pode clicar e ver quem o video contra maomé que um doido postou, gerou mortes na síria etc, foi removido do site de buscas.

Peça às nossas amigas advogadas que indiquem quem é da área de imagem e amrca (terlinha, Caren, Vera sao advogadas em outras áreas). Nao existe isso de o google remover. beijooo

Neli Alves disse...

Gente, o Google remove sim, em raríssimos casos, mas eu acho que não custa tentar.
Sinto muito e gostaria de ajudar mais, mas uma coisa prometo: aquele nome eu vou esquecer!!! kkk
Bjks.

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema mas paguei para ver... Se quiser me manda seu telefone pelo email andrea.koppe@hotmail.com que eu entro em contato... Nem sei se foi o mesmo caso mas se a minha infeliz experiência te ajudar pelo menos nao atrapalha

Marion disse...

Nossa, Patrícia, com a minha ausência nem percebi nada... Concordo com as gurias, faz um .com - eu fiz, tudo migrou junto. E estaremos todas contigo - teus trabalhos são lindos, mais do que nunca comprovei isto ao recebê- los ontem! Obrigadíssima a ti e a Elaine, pelo sorteio! Abs.