18 de jul. de 2012

Sopa Desconstruída

Um final de semana com muito frio e Daniel doente por aqui, foi sopa quase todo dia. Resultado, segunda feira, filhotinho pedindo para não comer sopa, mas dai, como já estava com todos os ingredientes a mão, e a chuva dificultava uma ida ao mercado, resolvi inventar moda, fã total de Top Chef (canal Sony) fui eu desconstruir a dita cuja! Será que deu certo? 

Usei como ingredientes, os mesmos que usaria para a sopa:


  • 1/2 de músculo
  • 1 pacote de macarrão argolinha
  • 250 de molho de tomate pronto
  • 2 mandioquinhas (também conhecida como batata baroa)
  • 1 cenoura
  • 1/2 cebola
  • 4 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • 1 laranja 
  • Azeite 
  • 1/2 molho de espinafre


Primeiro, fiz um suco de laranja bem coadinho, misturei com azeite, sal e dois dentes de alho bem amassado, cortei o músculo em cubinhos de deixei marinando por meia hora.

Piquei a cebola e na própria panela de pressão, refoguei no azeite quente, joguei a carne e o líquido que usei para marinar. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até o liquido secar de todo. A cor da carne fica incrível e o aroma enlouquecedor.

Quando estiver sequinho, coloque 150 gramas do molho de tomate, dois dedinhos de água, mexa e feche a panela. 

Enquanto isso, pique a mandioquinha e a cenoura bem picadinhas (como meu filho não curte muito legumes, faço isso para eles quase desaparecerem na comida, se não for esse seu objetivo, pode picar do seu jeito)

Quando a panela de pressão começar a apitar, diminua o fogo e deixe por 15 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão acabar, abra a panela e coloque os legumes picados, mexa e coloque um fio de azeite. Feche novamente a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Aproveite o tempo e vamos fazer o macarrão. Jogue a massa na água fervente com um fio de azeite. Esse macarrão costuma cozinhar rápido, 4 minutos bastam. Não deixe muito tempo para não ficar molenga.

Soque os dois dentes de alho e refogue no azeite quente, quando dourar, acrescente o que sobrou do molho  de tomate e meio copo de água. Deixe ferver por 3 minutos e acrescente o espinafre bem picadinho, cozinhe por mais 2 minutos. Coloque sal á gosto, mais um pouco de azeite e derrame sobre o macarrão. 

Depois, é só servir, a massa levinha e a carne! Fica uma delícia, com tudo que uma sopa nutritiva tem direito, só que não é uma sopa! rs


A cara pode nem ser muito boa, afinal não sou fotografa que nem minha amiga Bel! Mas, que ficou mais que bom, ficou e o filhotinho enjoado, comeu de limpar o prato!

5 comentários:

Lola disse...

Esse eh o verdadeiro minestrone de vo: feito com carinho!
Menina, deu agua na boca porque o visual esta lindo.
Deve ter ficado booom!
Bjs e melhoras pro filhote.

Fernanda Reali disse...

Bah eu achando que era SOPA DE LETRA, porque a blogueira é escritoraaaaa, hehe

Eu faço um molho caseiro assim, com carne e legumes, bato no mini processador e misturo ao espaguete, porque Guga nao come nem carne nem frango. Fica nutritivo e dá certo. Coisa boaaaaa! ontem fiz esse molho de carne e legumes e misturei no caldo de feijão. Fica meio marrom e chamo de "feijão baiano".

Zizi Santos disse...

É isso mesmo, Patty, cuide do filhão, pra ele ficar bem da virose, pra voce ir ao encontro bem tranquila!
até amanhã
Zizi

Bel disse...

Vc pode ATÉ não ser fotógrafa, mas sabe desconstruir uma sopa como ninguém! Fiquei com água na boca...
E melhoras pro nosso menino!
Beijo, frô, saudadona...

Roberta de Souza disse...

Oi linda! Quanto tempo não passo por aqui!!!
Como estão as coisas??? bjbjbj