16 de dez. de 2010

Correios #FAIL - Botando a boca no mundo

Sou paranóica com horários, compromissos e prazos. Sério mesmo, dependendo da importância do compromisso assumido, visualizo, antes de dormir e ao acordar, todas as etapas que envolvem esse compromisso: Se é uma encomenda, listo mentalmente, quanto vou precisar de material, de tempo para confeccionar a peça, elaboração da mesma, etc. Se é um compromisso físico, encontrar com alguém, monto a roupa, cabelo e sapatos que vou, tudo mentalmente.

É claro, que mesmo com todo esse planejamento, coisas dão errado, ainda mais para mim, com signo ascendente em Murphy e com o mesmo regendo minha lua, marte, saturno ou o que seja.

Explicando, como faço artesanato, costumo dar 10 dias de prazo para confeccionar a encomenda - se for pouca coisa - prazo excelente para segurar possíveis imprevistos, como falta de um tecido, de um material qualquer necessário. 

Mas, as vezes, nem esse prazo de 10 dias dá. Ou o tecido demora mais pra chegar na loja, ou a humana aqui tem uma crise monstro de enxaqueca, que a obriga a ficar de molho, etc.

Para compensar, mudo a forma de enviar a encomenda. A maior parte das pessoas paga PAC - sistema de envio de mercadorias pelo correio, que tem um preço acessível à maioria. Demora em média de 3 a 10 dias úteis para chegar no local de destino. Em épocas de maior demanda, pode demorar até 15 dias (dito informalmente pela funcionária de uma agência).

Como falei, para compensar o atraso, envio por SEDEX - a menina dos olhos dos Correios, que te promete entregar TUDO até em 48 horas dependendo da região - nas capitais, o prazo dado são de 1 dia útil + o dia da postagem. É mais caro, cerca de 50% a mais do que o PAC. Mas, como fui eu que atrasei, não me importo de pagar a diferença do frete, na verdade, não é mais do que minha obrigação fazer isso!

O mais importante de tudo, é garantir que a encomenda seja entregue no prazo que a pessoa pediu.  Isso é, apesar dos percalços e tropeços, tento cumprir meus compromissos! E o mínimo que posso (e devo) fazer por merecer a confiança do cliente.

Então, porque os CORREIOS não podem ter esse mesmo respeito pelos seus clientes? Explico: Estou com duas encomendas desaparecidas. Uma enviada por PAC - PB024467693BR- desde o dia 30/11 e outra - a mais grave de todas - um SEDEX - SK420674890BR (prazo máximo, segundo o site, de 24 horas, para a entrega) desde o dia 09/12!!!!

Já enviei reclamação  - Fale com os Correios -. Ligo todo o dia para ouvidoria dos Correios e tudo que tenho como retorno, é o mais absoluto silêncio por parte deles.

E ai, faço o quê e como? Por que se eu erro, tenho que devolver dinheiro, ressarcir meus clientes, isto é, devo mostrar responsabilidades dos meus atos. E quando os Correios erram? Faz-se o quê? Se não tem um único lugar REAL que acate suas reclamações, que assuma o erro e encaminhe procedimentos para corrigí-los?

Sendo os Correios a ÚNICA empresa legalmente reconhecida para enviar e transportar encomendas pelo território nacional, no momento que essa empresa falha,  não assume compromissos regulamentados e pagos, faz-se o quê? Chorar? Eu já chorei, de raiva e de impotência devido a isso. Assumi com a cliente o compromisso de reenviar uma nova encomenda para ela - mas é o medo, de novamente não chegar?

 Mas ainda assim, existem outras encomendas a caminho, todas por SEDEX - que também estão sob risco. Não dá mais para confiar! E, sendo assim, faço o quê, já que 90% das minhas relações comerciais precisam de envio e transporte?  Sinceramente, neste momento, não sei o que fazer, além de reclamar aonde posso e entrar com processo contra os Correios! 

Tudo isso já está sendo feito, mas nada me dá a garantia que as encomendas serão entregues, como paguei para que fossem, no prazo que os clientes precisam. E depois querem que a gente acredite na propaganda bonitinha de que a única coisa confiável é que o SEDEX chega no prazo!

15 comentários:

Afrodite disse...

Patrícia,
Eu poderia te dar várias explicações sobre o caos no Correios,mas apenas um será suficiente:falta carteiro!!!
A perda nada mais é que não terem gente suficiente para entregar/triar/verificar as encomendas.Meu marido é carteiro.E não é qq um não...foi os últimos 3 anos CARTEIRO PADRÃO.Ele faz hora extra só qd necessário,sai pra rua com mais de 30kg(o permitido são 10kg)por dia e volta sem nada.Enrolar?Não faz parte do vocabulário dele.
Mas infelizmente nem todos são como ele.E o número de carteiros há muitos anos está defasado.Pra complicar o Correio é terra de ninguém,palco só pra escandalos,propinas e loteamento político!Já viu,né?
Eu não posso morder a mão que me alimenta e tb não posso ver a injustiça que muitas pessoas cometem contra os que realmente levam a empresa nas costas...OS CARTEIROS!
Beijo
Afrodite

Nós disse...

É, Paty... a Afrodite está certa qndo fala dos carteiros. Mas pq tá sem? Pq os Correios não estão dando condições pra que alguém queira trabalhar com isso! Salário ruim e benefícios tbm. Veja o caso do marido dela: o permitido são 10kg e ele sai com 30!!!! Um absurdo!
Só que não somos nós, clientes, que temos que arcar com essas consequências. Se eles não vã dar conta não prometam o prazo! Eu concordo com vc, que está brigando com a INSTITUIÇÃO e não com o servidor. Eu concordo q qquer empresa que dependa de clientes deve atendê-lo. E eu concordo que deve ter uma união de quem usa os Correios, pelo menos pra tentarmos dar uma ajeitada nessa fantasia de ser o mais confiável... Se não dão conta nem de encomendas registradas...
Espero que alguém dos Correios comece a ouvir E RESPONDER às reclamações!
Um beijo

Andreia Lica disse...

Paty, bom dia, concordo com os comentários acima, mas isso não pode ser a justificativa para que os Correios não respondam suas reclamações, pois como diz o codigo do consumidor,eles tem que dar conta dos serviços prestados, e se isso não esta sendo feito, acho que vc precisa ir atras dos seus direitos,sei que muitas pessoas reclama da morosidade da justiça e acabam desistindo antes mesmo de ir atrás, mas existe o tribunal de peqeunas causas, onde assuntos como o seu podem ser resolvidos de forma mais "rapida"que a justiça normal, acho que se todo cidadão começar a ir atras de seus direitos, um dia seremos ouvidos e muita coisa começará a funcionar como deve.

Bjão

Chuck disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Borbulhas Literárias disse...

No Domingo fomos à um evento onde meu marido deveria levar alguns flyer de divulgação que encomendaram para ele.

Ele fez o flyer na Segunda da semana anterior e no mesmo dia mandou para a gráfica. Prazo de 2 a 3 dias para chegar.

Na Sexta-feira nada. Ele decidiu olhar onde estava pelo site dos correios. Dizia que numa agencia aqui perto. Ligou lá para ver se podia buscar, mas disseram que tinha saído e até as seis estava aqui COM CERTEZA.

Não chegou.

No Sábado de manhã ele ligou de novo na agência que disseram que NÃO TINHAM ACHADO o pacote dele, que tinha SUMIDO, DESAPARECIDO! Simples assim.

Disseram que iam procurar e ligavam, mas meu marido ligou meia hora antes de fechar a agencia e o pessoal já tinha saído, simplesmente ignoraram a entregas dele.

Marido não pode entregar o trabalho e até agora não chegou a encomenda. E a gráfica não ligou até agora para devolver o dinheiro.

FAIL FEIO

Kelly Kobor Dias disse...

Puxa que chato!!! Incidente gravíssimo!!!! O silêncio dos correios não paga seu trabalho e o mal estar seu frente ao cliente!
Paciência, tem que haver uma resposta! beijos

Tays Rocha disse...

Assim como vc, eu peno com esse Correio imprestável, tenho optado pelas transportadoras e sou bem mais feliz assim, coletam na portinha da minha casa, entregam no prazo e não chega a ser 50% mais caro, ex. cotei um PAC com correio: R$ 18,60 - 8 dias úteis, transportadora: R$ 24,90 - 48h. Cansei amiga, de ser vítima da falta de responsabilidade e descaso deles, esse ano consegui me antecipar bem e não teno mais nada prá enviar nem receber, graças... o que muito me alivia quando vejo a agonia de vcs, acho o fim isso da gente não ter nem a quem recorrer. Conselho: vai no pequenas causas, é grátis... entra com ação de perdas e danos, eu já ganhei 3 lá, do Unibanco, da Vivo e de uma empresa que era da minha cidade e foi bem rápido. As coisas também não mudam porque as pessoas por não quererem se incomodar, se calam. Vc já deu o primeiro passo botando a boca no mundo e eu espero que tudo se resolva logo. Beijocas ♥

κєκєl웃❤웃 disse...

Oi...

Estou passando pelo mesmo problema. Há 15 dias espero, PELO SEDEX, uma fatura do banco BMG para antecipar o pagamento de um emprestimo. Na verdade quero saldar., mas não estou conseguindo. O BMG só entrega a fatura através dos correios pelo tal SEDEX e estou esperando exatamente 20 longos dias. Ligo para o BMG, dizem que já enviaram. Ligo para o correio e ninguém sabe de nada. Nem com este número enooooorme que nos passam.
Incrível mesmo, como nos cobram ligeirinho a multa se atrasamos e quando falham conosco, podemos esperar ou até mesmo nem ter o serviço. Tb estou indignada.

Outra empresa que está me tirando do sério é a TIM. Me comeu na terça-feira 16 reais alegando que comprei pacotes de sites pornôs e músicas. Incrivel é que fiz 12 compras em 10 minutos atraves de torpedos. No exato momento das compra dos tais pacotes, eu estava almoçando com meu celular na bolsa. Quando fui reclamar, tinha mais 3 clientes reclamando a mesma coisa. Até agora não foi devolvido nosso dinheiro. Acho que vou amanhã acionar o PROCON. É um descaso muito grande com o consumidor...Aff

Beijos
Kekel

www.aspalavrasquemedefinem.blogspot.com
www.quemmoradentrodemim.blogspot.com

Lola disse...

Oi Patrícia!

Resumindo seu post? Depender dos Correios? Estamos num mato sem cachorro! Pior que todo ano é essa mesma ladainha! Natal chegando, um monte de coisas sendo transportadas, cartas, contas, etc...e os Correios falham exatamente nessa mesma época, sendo que sabem todo ano que isso irá acontecer! Lamentável! E, como vc falou, nada se pode fazer porque ainda dependemos somente deles por aqui. Não sei se um FEDEX ou outro resolveria. Enfim...

Bjs

Giuliana: disse...

Paty,

Que situação desoladora!

Principalmente quando trabalhamos com algo que precisa dos serviços deles. Confiabilidade foi parar onde?

Espero que tudo se resolva o mais rápido.

Beijos

BECA disse...

Complicado, né? Pior que ficamos de mãos atadas mesmo. Que tudo dê certo e te endenizem muito bem!
Bj.

Neli Rodrigues disse...

Não sabia que vc tinha 2 blogs...nossa!
Postei as coisas fofas que vc me enviou. Passa lá no bloguinho prá dar uma olhada.
Bjs♥

Letícia Simoni Junqueira disse...

Patrícia, não sei se funciona com o Sedex normal; mas quando o Sedex 10 atrasa, você faz uma reclamação por telefone e eles reembolsam o valor. Demora mais de mês pra cair a graninha na conta, mas compensa.
Beijo!

Matheus Farizatto disse...

Essa falta de opção é mesmo muuuuito complicada. Não só em envio de correspondências, mas em qualquer prestação de serviços.

Acho que o que eu faria seria aguardar mesmo. Fazer o que? Mas fica tranquila que cedo ou tarde vai chegar.

Bjo Paty e boa sorte com as próximas!

Anônimo disse...

Se contasse tudo que sei aqui , seria impossível vcs acreditarem,
a maioria dos funcionários está doente, são desrespeitados pela gestão da empresa em todos os aspectos que vcs possam imaginar...
a maioria das chefias são despreparadas e compram um vaga de chefe com filiação partidária, e pagam 10% do salário para um tal partido, as vezes nen nivel escolar compatível, esse chefes tem, aqui nós chamamos de patrícios (400AC) a historia é antiga mas se repete...se os clientes internos são tratados muito mal . como tratar bem e com satisfação os clientes externos.
os salarios são ruim, o plano de cargo não existe, e subir aqui só puxando ou saco ou saindo com o chefe...já foi bom o serviço ...
o sindicato joga junto com a empresa e tem até sindicalista na direção,,,kkkkkk. se vc tem faculdade, MBA, isso aqui não vale nada.... a tal meritocracia, é pura safadeza lexica.... boa sorte
a época em que se tinha orgulho em trabalhar na empresa já foi...
o que vemos é incopetencia, favoritismo, pessoalidade, falta de humanidade no trato com os funcionários, educação até existe , mas é so pra disfarçar a falsidade.... é como uma maçã bela e podre por dentro... uma hora a sociedade vai sentir tudo q acontece. o clima é pessimo, veja é uma das maiores empregadoras do pais e nen se quer sai na lista das melhores empresas pra se trabalhar, a maioria das pessoas são humildes e são constantemente arochadas, insultadas, somos obrigados a escutar cada coisa ... e a maioria sequer tem coragem de falr algo contra , vc pode ser perseguido, inventarem coisas sobre vc, é uma tortura, o reflexo é serviços ruins...mas antes de reclamarem tentem ver que os problemas não são as pessoas que trabalham ali pra sustentarem suas familias, suas obrigações na maioria são pessoas doentes, estressadas, desiludidas, frustradas, cansadas.o reflexo greve greve greve... e muitos atestados medicos diariamente....
ai vc pergunta e a direção não faz nada? faz sim.. discurso vazio, muita fala pouca atitude, desrespeito, assédio moral, autoritarismo, estão preocupados em manter a cadeira, o cargo, as pessoas são tratadas como coisas,,, a politica de relações humanas e so no papel.... a empresa e grande,sólida, mas as pessoas estão esquecidas.... certamente vcs já trabalharam em um lugar ruim assim... eu graças a Deus consegui sair ....estou masi feliz agora.... boa sorte a vcs.