14 de nov. de 2010

Sobre blogs e etc

Desde que comecei com o blog, acabo funcionando meio por instinto. No inicio, quando ainda tinha o A Criatura e A Moça, usava o espaço para publicar meus contos e as ilustrações do marido - Marcelo Daltro.  

E nele aconteceu uma coisa louca, virou um sucesso danado, de repente, meus textos começaram a ser copiados, distribuidos sem autoria e junto a isso, fiquei grávida, desempregada e decidi terminar com ele. Cometi blogcídio como dizem por ai.

Quatro anos depois voltei com A Vida Sem Manual, um blog mais pessoal, sem a parceria do marido. E, que também me surpreendeu ao crescer mais do que esperava. 

Recebo alguns e-mails que me perguntam como fazer para ter um blog de sucesso (oi?!) e eu realmente não sei o que responder a essas pessoas, recomendo sempre, ir la na Elaine Gaspareto, na Fernanda Reali, na Elis, que essas são feras e postaram dicas de como criar, manter e consolidar blogs.

Nunca pensei nessas coisas de organização do blog. Mas, sigo algumas regras pessoais, e que considero interessantes mantê-las na vida on line.

1º  Escrevo sobre o que conheço e o que gosto. - fica mais fácil assim e evita que eu escreva alguma bobagem.

2º Não exponho demais minha vida - Evito colocar informações pessoais minhas ou de pessoas próximas - nomes, bairros, etc - isso também é uma questão de segurança.

3º Interajo, na medida do possível e na disponibilidade de tempo que tenho - com as pessoas que frequentam meu blog.
 - Isso significa na prática: 

a) Respondo perguntas feitas nos comentários por e-mail, se foram pessoais, caso contrário, respondo no twitter.

b) Não respondo no sistema de comentários por que, tiro por mim, eu dificilmente volto a um mesmo post que comentei em algum blog, falta de tempo, dai acredito que muitas pessoas façam o mesmo, por isso, opto por uma resposta mais direta - via e-mail, via twitter.

4º Vou em todos os blogs que comentaram nos meus posts e costumo comentar. Alias, isso faz uma diferença absurda na interação, se você quer que entrem e conheçam seu blog, comente nos blogs, seja ele pequeno, médio ou grande.

5º Se gostar, sigo o blog, sigo no twitter, se bobear, sigo até na vida! rs Mas não me peça: siga o meu, que sigo o seu! Não funciono assim e acho chato essa cobrança.

6º Não publico ofensas aos meus posts, ou a minha pessoa, ou aos que me lêem! Se escreveu algo que não gostei, desculpe, mas a minha democracia é radical, deleto o comentário mesmo! O que não significa que não permita opiniões contrárias as minhas, eu deleto ofensas e trollagens, discodâncias educadas são extremamente bem vindas!

7º Gosto de organizar sorteios, concursos, atividades que permitam uma maior interação com os que frequentam o blog! Isso traz sempre gente nova, que podem vir a se transformar em novos leitores.

8º Divulgo links! Acredito que compartilhar é somar! Quando gosto do que leio, do que vejo, quero mais que outras pessoas leiam e vejam também - mas, é um critério pessoal, não divulgo por pedidos ou solicitações.

9º No meu blog uso a regra máxima: Aqui é o meu espaço, por tanto respeite! Não gostou? O X no alto da aba é serventia da casa.

10º Por último, use as mesmas regras sociais que você usa no seu dia-a-dia! Se você é educado na rua, por que seria diferente na net?

Como disse, não são regras, mas funcionam comigo, de repente, podem servir como dicas para quem está começando agora.

29 comentários:

KS Nei disse...

falou e disse.

besos

Unknown disse...

Gostei das dicas, respeito é tudo!!!

Eliene Vila Nova disse...

Você acredita que só agora que vi que eu não te seguia?
Uma falha gravíssima,pois eu te adoro.
MAs já corrii e digo querida que você é mais que especial,escreves muito bem e é sucesso porque tem alma.
Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de te conhecer virtualmente,mas meu carinho é ral,afinal já fazes parte da minha vida.
Saudadesssssssssssss

Fernanda Reali disse...

Post de utilidade bloguística, como diria @coisasdelily

Vou usar o link esta semana, tá? Levo emprestado, devolvo lavado e passado. Sou pobre, mas sou limpinha.

beijoooo

2edoissao5 disse...

tão engraçado isso, as pessoas querem sempre uma formula facil para tudo.
e é tão simples: seja sincero.

beijo!

Elaine Gaspareto disse...

Patrícia, primeiro obrigada por me citar. Ai, que emoção...
Agora, este tema anda mesmo me rondando, sabe?
Tudo o que você escreveu eu assino embaixo, especialmente o item 5º.
Beijossss

Nós disse...

Suas dicas são assim: as mais simples possíveis mas que super funcionam!
Eu adorei e foi bom pq tenho dúvidas de algumas coisas, mas as dicas me ajudaram. Tks!
Beijos

San disse...

Acho a sinceridade a alma do negocio rsrrs, pena que hoje quase não encontremos esse item..., mas o meu blog é pequeno recomecei a pouco tempo , mas sem pre coloc o que penso o que acho , acho assim mais certo .Gosto do seu blog e aprecio a sua forma de escrever
bjs

Afrodite disse...

Falou tudo!
Onde é que eu assino?
beijo
Afrodite

ale disse...

De todas as suas dicas, a última é a mais simples e mais importante.
Acho que sinceridade, bom senso e boa educação nos fazem queridas em qualquer lugar!
Bom post!

Bjinhos,
Ale

Tays Rocha disse...

Eu concordo em tudo com vc, não me importo tanto com sucesso e números, escrevo daquilo que sei, da forma que gosto, se não gostou... passar bem. Ontem ainda escrevi sobre isso, na verdade chateada com algumas coisas, tipo, pessoas que pedem por DM prá que vc as leia e siga, mas jamais são capazes de retribuir uma visita, nunca... acho que ninguém precisa acompanhar ou comentar o que não gostou, mas é sim uma via de mão dupla. Pensamos de forma semelhante e fico feliz por estar no rumo certo. Beijos e bom domingo.

Lily Luz disse...

Dá pra imprimir e colar em cada muro? Digo, em cada computador? Digo, em cada cabecinha? rsrs
Disse tudo!
:*

Nanael Soubaim disse...

Para quem sabe e gosta de fazer direito, é inconcebível não dar menos do que o seu melhor, por isto tu estranhas as perguntas desse naipe.

Carmen Mesquita disse...

Arrasouuuuuuuu

O meu blog tem 6 meses e vejo como tem pessoas incríveis por aqui.

Obrigada

bjkas e bom feriado

Márcia Chaves disse...

Adorei essa do X ser a serventia da casa. rsrsrs preciso usar essa resposta!!!


Abs

Márcia
www.loucapramudar.blogspot.com

Bel disse...

Sério que ainda tem gente que quer ter a "fórmula do sucesso"? Ah, mas é o tipo de gente que PEDE a fórmula, e não se interessaria jamais em COMPRÁ-LA, né??? hahahahah

Adorei a resposta, querida, e é por esse caminho que eu ando. MAs tem uma situação q vc não falou:
Às vezes a pessoa interage bem no MEU blog, mas o dela não me atrai, não gosto de ler, não rola química por 1488 motivos, sabe? Aí, o que se faz? Eu não sei comentar "Boa semana, um beijo!" Sei lá quem foi que me ensinou: "não tem algo relevante a dizer, não diga nada". Aí eu fico perdida, quero ser gentil, mas não rola comentar num blog que eu não gosto de ler. #melasquei

Beijoooo

Cris Medeiros disse...

Olha! Excelente dicas as que você deu! Eu sigo muitas delas, outras não por pura falta de tempo mesmo.

Mas já criei um método todo meu de me relacionar com meu blog, com os blogs que sigo e com os comentários que recebo e faço. Tem funcionado de forma satisfatória pra mim.

Acho que o essencial mesmo é dar atenção ao que os outros escrevem. Sem isso, nenhum blog que se crie vai pra frente. Porque se queremos atenção das pessoas, temos que dar...

Beijocas

Vanessa Anacleto disse...

Patrícia, excelente post. Acho que temos o mmo perfil. Sigo estes seus passinhos.

Abraço, vou twittar.

Rafaela Andrade disse...

Oi, Paty. Aproveitando para dar uma espiada, muitas dessas dicas eu sigo a risca, outras o tempo não permite, mas vamos levando, né?

Adoro suas dicas no twitter, eu sempre descubro coisas novas quando vou verificar.
Beijos, linda!!!

http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
http://apenasumponto.blogspot.com/

Rocio Rodi disse...

Olá Patrícia!
Cheguei aqui no teu cantinho por sugestão da Vanessa, quando comentou em meu blog sobre Bullying, penso que tenha sido um equívoco, mas, um bela surpresa, te descobri no tear dessa blogosfera.
Sobre a postagem gostei das suas regras pessoais, no ponto 3b é que divergimos, embora saiba que as pessoas como eu e você são ocupadas percebi pelas estatísticas de meu blog que elas sempre voltam... Mas achei simpática a ideia de também interagir por e-mail.
Um afetuoso abraço!

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Zapeando por ai, cheguei aqui. E ccomo o tema está realmente borbulhando vim ler conhecer sua opinião! Que é bem o que tb penso! Voltarei mais vezes. Pelo Twitter está mais facil saber das novidades, mas ainda estou aprendendo...
Bjka!

Thaisa Santos disse...

Sim, já pensei em blogcídio porque escrevo o que sinto,tomo o cuidado de não citar nomes e tal, mas sempre tem alguém que vem tirar satisfações, saco!Sem contar um anônimo que ultimamente deu para corrigir meu português...que merda! eu nem tenho tempo de tentar sentir, escrever, imagine corrigir, claro, que tomo cuidado em não escrever muita besteira, mas como disse o professor da globo Furtado: atire a primeira pedra quem nunca cometeu um ero de português, além de se extremamente deselegante vc se achar o Aurélio para sair corrigindo os outros, enfim...compartilho essa ideia do X na aba do blog.

Mulher 60+ disse...

Adorei: objetiva e sincera. Pra que mais, verdade? Seus textos sao fabulosos.
Feliz semana!

http://www.trocando de pele.com

.Intense. disse...

Sabe que eu não lembro dessa história de vc ter tido outro blog?rs

Sei que há mto tempo te leio e, sei que o que vc toca - ou escreve - vira ouro: aqui, o Bichos de Pano, e etc etc...

Acho que as dicas estão super válidas até pra quem já está na estrada há algum tempo, tipos eu.
;)

;*

Néia Lambert disse...

Patrícia seus conselhos são ótimos e isso de querer "fórmulas" para um blog de sucesso já é meio caminho andado para o fracasso.
A qualidade do que se publica é o que sustenta um blog e traz sempre de volta os seus visitantes.
Beijos

Anônimo disse...

Independente do estilo de blog que se crie, acho imprescindível aplicarmos algumas regras. Sempre busquei conhecer algumas até passar a ter as minhas. Mas este item um que citou, se não for levado a sério, o restante não tem resultado. É mesmo a regra número um rss

*A Vanessa do Fio de Ariadne indicou este link e vim aqui conferir. (Esta é uma das minhas regras: citar como chego num blog desconhecido):D

Abraço.
Marcelo.

Giuliana: disse...

São dicas pessoais que nos ajudam a eliminar dúvidas, a repensar e reavaliar atitudes.

Concordo com todos suas dicas que pela simplicidade funcionam bem. E realmente, porque não se comportar na net como se comporta na vida. Afinal, quem tem um blog, este passa a ser o reflexo do que você realmente é.

beijos, Paty.

Matheus Farizatto disse...

Muito bom, Paty!

Vixi, sempre achei que o Marcelo era seu irmão! – mais por fora impossível, reconheço hehehe... peça desculpas pra ele.

E adorei a parte sobre o "PELO AMOR DE DEUS, ACESSA MEU BLOG". Acho isso um POOORRE... escrevi sobre esse "troca-troca" pra entrar amanhã no VJ.

Beijão, Paty!

Ise disse...

interessante seu blog
gostei
muito
vc tem atitude
seguindo vc tá
bjssssssssss