10 de jul. de 2013

E a Saúde, Como Vai?

A pessoa tá enxergando cada vez pior e desde que teve uma conjuntivite sente a vista direita mais embaçada e enxergando pontinhos pretos. Há seis meses luta no posto de saúde, para marcar uma consulta, em maio consegue marcar uma pra junho. Nesse dia chega 2 horas antes para garantir, vai que né, e o aparelho está quebrado. Remarcam a consulta pro mês seguinte, ou seja, hoje! 

Consulta (re)marcada para as 7h e 30m. A pessoa, chega às 6h e 30m. As 8h (!!!) vem uma moça e diz que precisa pegar o número. Às 9h e 30m consegue finalmente ser atendida. 

Oftalmo marca exame - mapeamento de retina - com urgência e com o resultado retornar. Pessoa vai marcar o exame e descobre que a previsão de espera é de quatro meses!!!!!

Agora para conseguir o agendamento de um exame, tem que se passar pelo SISREG - encontrados nos postos de saúde, depois de horas de fila, cadastram o seu pedido de exame e você tem que aguardar para ver em qual e quando vai aparecer um hospital, ou clínica para te encaixar...

Como também não consegui até agora marcar o ortopedista pra fazer revisão do braço quebrado do filho. Vamos ter que procurar uma clínica particular. 

Definitivamente não é pelo vinte centavos, tampouco por uma reforma política que só quer trocar o seis pelo meia dúzia...

Um comentário:

Renata disse...

Oi Patrícia!

Vista tem que ter o maior cuidado mesmo! Claro que a gente tem que cuidar da saúde como um todo, mas a vista é mais sensível.

Tive um problema semelhante há um tempo atrás. Acordei e na hora que abri os olhos estava tudo embaçado e com milhões de pontinhos pretos! Assustei um pouco e tive um pouco mais de sorte, consegui minha consulta na emergência (do plano) no dia seguinte.
Fiz um exame superficial e não era nada grave fui encaminhada para a consulta com especialista (minha oftalmo mesmo) um dia depois. Fiz o mapeamento e tudo mais e a oftalmo falou que era "derrame do vítreo". Não era nada grave que em alguns dias ia passar, se não passasse para voltar lá. Mas passou.
Quis te contar tudo apenas para tentar tranquilizá-la um pouco. Espero que você consiga sua consulta para breve.

beijos, Renata
palpitandoemtudo