2 de ago. de 2011

Pequenos Defeitos: Perfeitinha

Por que as vezes me cobrava tanto que me machucava ao perceber que era apenas humana. Um dia perguntaram qual era meu principal defeito, e riram quando respondi: A busca da perfeição. Mas isso é defeito? perguntaram. Como não? Se por causa disso,esquecia, às vezes, de respirar. Tensa e retesada ad aeternum na ânsia de ser aceita. Morrendo de medo da descoberta da fraude. Pois é, quando cobramos muito de nós mesmas, achamos sempre que somos uma fraude, prestes a ser desmascarada a qualquer momento. 

E era preciso ser inteligente, bem humorada, criativa, multitarefas, tudo ao mesmo tempo agora e sem parar. Por que quando se para, é uma falha. E a falha é imperdoável

Quando errava, ou quando o planejado, se desorganizava todo perante meus olhos, batia uma angústia feroz, ataque de ansiedade desses de colocar saquinho no boca e contar até mil. Vontade de sumir da face da terra, como se todos fossem apontar dedos e falas... Medo...

Demorei a enxergar que não era o outro que me queria perfeita, mas eu mesma que me obrigava a ser o que ninguém poderia ser...

Boazinha demais, disse a amiga, numa critica sincera. É impossível ser tão polyanna assim. Jogo do contente para apagar angústias e tristezas ocultas. Mas por que? Ou pra quê ou quem?

Depois de constatado isso, não anseio mais a perfeição... Minto! Tento não querer mais a perfeição. Faço um esforço para aceitar a humanidade carregada de erros que há em mim. 

Planejamentos falham, sonhos são desfeitos, atividades saem errado... Mas nada disso muda àquela quem sou. E se não sou como você pensa, hoje não quero mais me adaptar, apenas te digo adeus e vou embora, porque, sinceramente, eu sou exatamente do jeito que posso ser.  

18 comentários:

Lola disse...

Descobri, a duras penas, que a perfeição é chata. Chata e cobradora! Então, quero ser imperfeita sempre....hahahaha
Belo texto!
Bjs

Fernanda Reali disse...

É isso aí.

Para quem sonhava com o manto da invisibilidade, acho que tu tiveste uma evolução enorme, querendo ser vista como é em todos os aspectos. Isso é amadurecimento.

Eu me identifico com esse crescimento teu, pois também já me aceito como sou em várias situações, não em todas.

um beijooooo

Mel disse...

"E se não sou como você pensa, hoje não quero mais me adaptar, apenas te digo adeus e vou embora, porque, sinceramente, eu sou exatamente do jeito que posso ser."
Amei muito!

Andreia Lica disse...

Afinal o que é perfeição?
Perfeição para mim pode ser um final de tarde lindo e maravilhoso com pessoas amadas ao meu lado, ou também uma casa arrumada 100% do jeito que eu quero, mas que aos seus olhos não esteja tão bom. Acho muito subjetivo nos cobrarmos tanto por tão pouco,...a vida tem que ser vivida e aproveitada, se dermos bola e ouvidos para a perfeição, ela sempre será vazia...
Bjão

Luci Cardinelli disse...

Não existe perfeição quando se fala em ser humano, ninguém jamais será. O que acredito é que devemos a cada dia tentar ser uma pessoa melhor.

beijos

Celina Dutra disse...

Sou virginiana, minha querida! Não serei nunca perfeita, mas o perfeccionismo é um tormento!

Girassóis nos seus dias!
Beijos

Renata disse...

Oi Patrícia!
Eu sei que não sou perfeita, aliás estou bem longe disso, mas me cobro demais! Acho que até já melhorei, mas ainda tenho um longo aprendizado...
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Unknown disse...

Tem selinho pra vc no meu Blog (:

Beijoos!!

http://pathyoliver.blogspot.com/2011/08/600-seguidores.html

Joana disse...

Essa cobrança que fazemos de nós mesmas é uma maldade, sabia? Acabamos por nos destruir. Ainda bem que acordou. É isso aí, somos imperfeitos e pronto. Acredito que devemos procurar o crescimento interior, sermos pessoas melhores nesse sentido, isso sim, é o que levamos dessa vida, pelo menos é no que acredito
Beijinhos

Patrícia Gomes disse...

Frô, sempre achei que o que torna o ser humano interessante é justamente a sua natureza imperfeita e a sua capacidade de poder melhorar-se sempre, mas sem ousar ser perfeito, porque aí, já seria idealização demais, até mesmo prum serzinho humano, né?? rs

Xêros
Paty

Macá disse...

Patrícia
Lembra do meu post "Mulheres reais são mulheres imperfeitas"?
É isso, não adianta ficarmos nos cobrando tanta perfeição. Dá muita dor por todo o corpo.
Simplesmente isso não existe.
bjs

Nanael Soubaim disse...

Não se culpe, se responsabilize, a culpa só serve para punir e paralizar. Para mim está perfeita.

Tays Rocha disse...

Sempre achei que ser perfeccionista era qualidade, hoje vejo como uma espécie de prisão, já fui muito, hoje melhorei bastante... já não me permito mais cobranças, me aceito como sou, com minhas falhas e lacunas. E quem não estiver satisfeito que então venha e faça melhor, e tem funcionado muito bem assim, prá mim e pros outros.

Beijos ♥

Hanny Meire disse...

Sou do signo de virgem, sei o que é isso !

Carol disse...

Aprendi isso vivenciando cada dia e agora "sou exatamente do jeito que posso ser".Não posso agradar a todos e não sou perfeita,mas sou feliz!!

Lily Luz disse...

Oi, flor do dia, olha a hora que eu to passando aqui no seu bloguinho... bateu uma insônia. E embora o meu corpo grita de cansaço eu não consigo dormir.
Sabe, a perfeição não existe e ponto. E até mesmo a busca pelo melhor que há em nós as vezes nos consome. Dei uma relaxada e hoje eu me aceito do jeito que sou, até porque, aceitando os meus defeitos eu não cobro demais dos outros.
Fico feliz que esteja se aceitando, ser mostrando...eu vejo que vc é uma pérola tão linda que tem medo da vida fora da ostra. Bóra desvendar o mar de coisas lindas que nos espera?? E o que é melhor, sendo nós mesmas, imperfeitas mas capazes de sermos felizes.
beijos! Saudades!

Lily Luz disse...

Ah....são 01h43 da madruga....o reloginho dos coments tá errado...:)

.Intense. disse...

Sabe quando foi a primeira vez que levei esse tapa na cara?...na terapia. Eu tenho que, tenho que, tenho que...'quem te cobra ser perfeita?'

E daí eu vi que, muita gente que vive comigo e gosta muito de mim, espera - realmente - que eu não cometa grandes falhas, não atente contra a felicidade de ninguém e muito contra a minha. Mas que, em geral, metade da minha tensa era desnecessária. Há muita coisa em que a gente pode 'falhar', sim. Deixar a vida mais leve, E, consequentemente, a gente tb.

;)


Gostei muito muito do texto, Patri.
=*