Ok, hoje é o nosso dia. Mas quer saber? ODEIO gente que chega com florzinha e me diz cheio de pompa, quase como se tivesse cumprindo um dever cívico: Feliz dia Internacional das Mulheres! A vontade que tenho é perguntar se ele realmente acredita que ao me dar uma florzinha ele está contribuindo para um mundo menos hipócrita!
Qualê, flor não vai acabar com a diferença salarial entre homens e mulheres. Tampouco diminuir a nossa carga horária, que ainda inclui casa, dois empregos (na maioria das vezes) e filhos! Será que uma rosa vai permitir que eu use uma mini-saia sem ser tachada de vagaba ou impedir que uma roupa seja usada como justificativa para uma agressão?
A flor não muda nada. Muito menos no automático, na porta de um restaurante, ou no cruzamento de sinal. No dia seguinte, vou continuar sendo mulher e o mundo vai continuar sendo machista.
Por que o que faz a diferença são atitudes concretas, minhas, suas, nossas.,.. políticas sócias concretas, creche pública, isonomia salarial, leis que respaldem e que ensinem a todos que NÃO É NÃO e não Talvez ou pode ser, como um certo senhor que apresenta um reality famoso afirmou.
É um dia onde somos brindadas pela gentileza, mas gentileza não quebra o machismo. Gentileza encobre uma realidade feia, de piadinhas infames, de agressões veladas, de conquistas perdidas...
É por essas e outras tantas, que hoje, não quero flores. O que quero é um mundo melhor...
Um comentário:
Patrícia,
Perfeito! Creio que vc disse tudo o que é de fato relevante. Sempre uma delícia passar por aqui.
beijos
Postar um comentário