24 de fev de 2010

Sobre Lagartas

Comia muito. Frutas de todas as cores, de todas as estações. Legumes crus ou cozidos, pratos cotidianos e exóticos. Vorazmente, devorava tudo o que estava em travessas ou panelas.

Engordou. Transformou-se em um corpo volumoso, quase obsceno. A pele escapando pelos vãos das roupas, transbordando sobre os sapatos.Um dia, ao anoitecer, sentiu uma ânsia de vômito, uma dor na altura do esôfago, que exigia ser posta para fora. 

Vomitou. Um fio claro e interrupto, que saía de suas entranhas, caindo-lhe sobre os pés e cobrindo toda a sua carne, moldava-se ao seu corpo.Sem resistência, deixou-se envolver naquele fio viscoso, adormecendo quando o sentiu dissolvendo-se em sua garganta.

Quanto tempo depois não sabe ao certo, sentiu os raios de sol penetrando por sob seu corpo. Um leve movimento e a pele se desprendeu, caindo a seus pés, fina como uma folha de pergaminho, avolumando-se no chão. Bem lentamente, porque doía, abriu as asas, enormes e azuis. Abertas, deixou-as secar, movimentando-as sob o sol.

Quando se preparava para viver a aventura do seu primeiro vôo, permitiu-se um último olhar pelo quarto. Então, lançou-se ao infinito, as longas asas refletindo o céu, com todo os seus múltiplos tons...

_________________________________________________
Volta Mari do Cartas para Bial!

Eu não falo mais sobre BBB por aqui, mas, não posso ficar calada vendo pessoas que prezo serem agredidas verbalmente e atacadas tanto no seu blog, quanto em outros espaços virtuais, só porque ousaram torcer e ter opiniões diferentes de alguns fanáticos que torcem pelo participante Dourado.

Sei bem, e agradeço, que nem toda a torcida deste participante é fanática, creio mesmo, que estes são uma minoria, mas é esta minoria que anda embotando o jogo e confundindo torcer com loucura, lembrando em alguns momentos, algumas torcidas organizadas de futebol, que no lugar de comemorarem a vitória do seu time, partem para agredir os torcedores dos outros times!

Mari, optou por se afastar do blog devido a esses ataques, outros blogueiros, estão retirando seus sistemas de comentários para evitar agressões e sandices!

Então, uso aqui meu espaço, para pedir que a Mari volte e ignore essa turma, porque nós que escolhemos o Cartas como um espaço para falar e nos informar sobre BBB, sentimos muito sua falta!

17 de fev de 2010

Vidas em 140 Caracteres

Ela pedia ao mundo silêncio. Um emudecer profundo, apenas para que ela ouvisse o barulho daquilo que se quebrava dentro dela.
____________________________________

Quando soube que caçava borboletas, terminei. Impossível continuar com alguém que podava asas.
___________________________________

Ainda era noite e as lágrimas não cessavam. O pior, ela sabia, e que o sol não traria novos sonhos, apenas mais um dia como outro que se fora.
____________________________________

Mas, você não vê? Não sou eu ali no espelho. Não, não pode ser. Eu sou aquela outra, a que passa através dele para cavalgar unicórnios.
____________________________________

Pra você que está procurando àquela que um dia fui. Esqueça. Já não há mais nada dela aqui. O gris embotou meus olhos.
____________________________________

Procura uma pessoa feliz? Esqueça. Trago a tristeza de décadas. Talvez de eras inteiras. A felicidade não me pertence. Pode me entender?

16 de fev de 2010

LUTO


Acabou o BBB hoje. Semana que vem volto com meus textos de novo.

É que eu desço as escadas que me colocam diante de todas as possibilidades do mundo... Não, eu não estou preparada, mas pouco me importo com isso. Me inebria uma sensação de não pertencimento que antes apavorava, mas agora me retira das amarras do receio e do susto que as convenções insistem em fazer aprisionar... mas não a mim. Não agora. Não hoje.
I have an angel on my shoulder, but a devil in my head.... e me sinto bem... demais.


E da Lena também:
Homofobia

Até que ponto o ódio e o temor pelo que é diferente pode chegar? Estou chocada. E muito, muito triste. Não há palavras que possam transmitir meu sentimento de indignação e de mal-estar neste momento.

Faço aqui um compromisso público: Até o último dos meus dias, vou defender direitos iguais para todos e participar dessa luta que muitas pessoas já me disseram que não é minha, mas que passou a ser.

Não pode existir mais espaço para a homofobia, para o preconceito e para o desrespeito às diferenças nesse mundo multi-identitário em que a gente vive. Você NÃO precisa ser HOMOSSEXUAL para respeitar um HOMOSSEXUAL!!! Homofobia Já Era.

Faço minha as suas palavras Lena, e a luta é por quaisquer tipo de preconceito, incluindo ai o preconceito aos gordos. O que a Lena sofreu dentro da casa tem nome e se chama bullyng.

E só para terminar: "Estou cansada de tanta babaquice, de tanta mesmice, dessa eterna falta do que falar." (Lobão)

Por que quero a Lia fora e a Lena dentro?


Monstros Mintológicos

Ok, a Lena errou e não aguentou a pressão de ter feito besteira e quis sair. Era um dia dificil para ela em vários aspectos, pelo erro, véspera de aniversário do assassinato do irmão... E acima de tudo, ela é humana. E sua fragilidade ficou exposta nesse sábado.

Mas o que vem acontecendo com ela, e não apenas após sábado, vem de antes, do inicio do BBB, quando Lia e Fer só se referiam a ela como a mais sexy da casa. Todos nós, incluindo Lena, sabemos que isso não é verdade, e não é difícil deduzir que o físico da doutora incomodavam os padrões de beleza da casa.

E ainda pior, para elas, era ouvir Lena falando, tendo conversas inteligentes e mais ainda, como aquela "gorda" podia interagir com Bial a ponto de ser elogiada por ele?

Nunca achei acaso a indicação da Josi. É claro que Lena era o elemento diferente. No final, uma mulher gorda, inteligente, bem resolvida, por que ELA É BEM RESOLVIDA com seu corpo, tem suas neuras, mas qual mulher não tem? E só para constar, quem vive afirmando que ela é complexada é a Lia.

Sim, ela tem defeitos. Fala na cara, é impulsiva, arrogante ao extremo, mas quem ali não tem defeitos? Quem de nós não temos defeitos? Mas, a medida que Lia ia organizando seu rebanho, Lena ficava mais acuada, é só lembrar as únicas pessoas que conversavam com ela na casa era Tess e Michel. O restante fingia uma aceitação pacifica.

Sim, questionou uma tatuagem do Dourado, e como não questionar um símbolo similar a uma suástica nazista? E como retorno ganhou o apelido de Doutora em Linguiça e a alcunha de mal comida. Claro, nós mulheres quando incomodamos e opinamos demais, precisamos de um homem que nos penetre e acabe com nossa frustração!

Brigou com Lia, com Alex, com Maroca, com Eli sem motivo nenhum? NUNCA. Todas essas pessoas "transbordaram o balde" como ela mesmo faz questão de dizer. A todas, teve a capacidade de se reaproximar e dialogar, tentando acertar os ponteiros.

Mas, Lia nunca perdoou Lena por jogar suas verdades na cara. E vem costurando já faz tempo um caminho contrário a Doutora. E sábado, ela teve sua grande chance!

E desde então, assistimos um massacre nunca visto em nenhuma edição. Ontem, apenas duas pessoas falaram com Lena: Michel e Dourado numa visita rápida ao puxadinho.

Nem bom dia foi dado a ela. A única coisa feita foram risinhos debochados quando ela passava.
Até técnicas de "como podemos torturar" a gorda teve hoje na casa. E de todos os adjetivos utilizados por Lia e cia, NENHUM DELES se aplicava ao jogo. Complexada. gorda, mal comida, mal amada. ridícula. falsa entre outros.

Defender Lena não é uma questão de jogo, mas de sensibilidade a um ser humano. Por que mesmo que ela saia, e eu aposto que NÃO VAI SAIR, ela tem vida e familiares aqui fora, que devem estar horrorizados com tudo que assistiram nos últimos dias.

E só para não esquecer:


DEZ MOTIVOS PARA ELIMINAR LIA DDO BBB10

1) Porque a Lia se acha a dona da verdade

2) Porque a Lia é pregadora

3) Porque a Lia é manipuladora e diz que não é

4) Porque a Lia acha que ela ficar é questão de justiça

5) Porque ela ficar desequilibra o jogo

6) Porque ela tem como missão transformar quem discorda dela NAPIORPESSOADOMUNDO

7) Porque ela mija na grama

8) Porque ela diz: "Olha para mim"

9) Porque ela fala: "Pega na minha mão"

10) Porque ela pensa que o Brasil a ama

15 de fev de 2010

DEZ MOTIVOS PARA ELIMINAR LIA DO BBB10

Eu me contradigo?
Pois muito bem, eu me contradigo.
(Sou grande. Contenho multidões.)

(Walt Whitman, Leaves of Grass)

Eu ainda não joguei a toalha. Quero que essas enquetes manipuladas por torcedores fanáticos-gold se explodam!

Minha motivação são os 30% que a Lia teve na votação com o Ui, no paredão passado, porcentagem que nenhuma enquete dava!

Essa semana a edição vem poupando a Lena e detonando o quarteto escroto, por consequência, Lia deve estar cada vez com mais rejeição, menos nesse universo paralelo da NetBBB que elegeram um Troll como seu líder supremo!

E sabe, Lena não tem só a gente gostando, não, tem toda uma comunidade GLS que soltaram até nota em defesa dela, antes mesmo dela ter sido escolhida de forma covarde para ir ao paredão!

E, nojo, muito nojo do que virou a casa ontem, onde Lenita ficou isolada em seu canto e sendo massacrada pelos donos da verdade, que alias fizeram questão de auto-afirmar essa frase: "que a verdade dela não é a mesma que a nossa". E eles, tem toda razão.

Eu, que não sou de votar, tô votando muito, e se Lena sair, e eu duvido que saia, quero que ela saiba que tem muita gente aqui, que acredita na verdade que ela representa!

E além disso tudo, entrei na campanha, junto com Cartas para o Bial, Cai Muita Chuva e outros blogs tantos:

DEZ MOTIVOS PARA ELIMINAR LIA DO BBB10


1) Porque a Lia se acha a dona da verdade

2) Porque a Lia é pregadora

3) Porque a Lia é manipuladora e diz que não é

4) Porque a Lia acha que ela ficar é questão de justiça

5) Porque ela ficar desequilibra o jogo

6) Porque ela tem como missão transformar quem discorda dela NAPIORPESSOADOMUNDO

7) Porque ela mija na grama

8) Porque ela diz: "Olha para mim"

9) Porque ela fala: "Pega na minha mão"

10) Porque ela pensa que o Brasil a ama

13 de fev de 2010

Sobre Preconceitos e Hipócritas

A Diva continua sendo eternamente Diva. Ela errou, certo, mas não por ter colocado a Fernanda, mas por não ter mandado um phoda-se sobre os que falaram dela.

Ainda não entreguei a toalha, por que tudo depende de Bones e a Edição. São eles que vão transformar a loirinha (ele não é tão preto assim) na coitadinha ou não. E, sei lá, tenho motivos para crer que isso não vai rolar agora.

Mas, esse episódio de Lena fez cair algumas máscaras importantes:

A primeira, do Dourado: que ontem batia no peito e dizia que queria ir no paredão com seu principal adversário e testar com ele que era melhor (por isso não iria em Maroca) e hoje, por supor que Lena ficaria queimada após o monstro, confabulou e armou com todos da casa grande, para colocá-la no paredão. Se isso não for covardia, não sei que nome pode ter.

A segunda máscara a cair foi a da torcida, que ao não perdoar um "erro" da Diva, decretou seu fim em defesa da Fersonsa - que até ontem, fazia cara de nojinho para Dourado. Pois é, essa torcida, e me refiro aqui a parte dela, nem vou dizer maioria, por que não dá para quantificar, que já vinha demonstrando atitudes e ações prá lá de homofobicas, hoje demonstraram um outro tipo de preconceito, não sei qual o nome que se dá para esse tipo de coisa, mas choveram "Fora Gorda Escrota" por todos os lados na internet.

Foi um grito que, me pareceu, estar entalado na garganta de muita gente há tempos. Talvez desde o ínicio do programa. Lena sempre foi rotulada de esquisita, chata, barraqueira.

No que será que Lena incomodava tanto?
Será que seriam suas tiradas inteligentes, que 90% das vezes vão na jugular do oponente?
Será que seriam por sua postura: sou gorda, mas sou bem resolvida?

Só para lembrar, era Lia que ficava no pé de Lena todo tempo falando que ela era bonita e sexy. Por que não fazia isso com Fer, com Claudia ou Anamara? Por que a Lena foi "eleita" por Lia a mais sexy da casa?

Não seria uma forma cínica de dizer o quanto aquela mulher não dotada dos padrões de beleza exigido, incomodava? Lena não é burra, e no primeiro embate com Lia, tratou de botar ordem na casa, e recebeu de volta, a frase que virou símbolo de piada para falar de Lena, "- Você é complexada! - Está me chamando de gorda?"

Pois é, quem plantou um complexo inexistente foi Lia e não Lena, e nós aqui fora, compramos isso idiotamente!

Dourado foi um pouco mais além, logo após do embate sobre suástica, (que não era suástica, mas um símbolo budista anterior, apropriado e invertido pelos nazistas), só se referia a Lena como a Doutora em Linguiça, desfazendo em uma única frase de todo o cabedal intelectual dela.

E, não contente, insinuou com um dos rapazes, que ela estava era com falta de ... (complete os pontinhos).

Mas, é claro, por que mulher inteligente, que tem opiniões tão contundentes, só podem estar com falta de um homem que a penetre e resolva todas as suas "frustrações" no sexo.


Só para terminar, não acho que seja episódio que irá tirar Lena da casa. Vamos ser sinceros, a não ser por aqueles que sempre admiraram a doutora, ela nunca foi opção de verdade.

Assim como Tessália, nós sabemos que ela não pertence àquela casa. É humana demais para isso, e nesse jogo, humanidade não é permitido.

9 de fev de 2010

"Olha Dentro Dos Meus Olhos"

(ilustração gentilmente cedida pelo Cartas Para Bial)

Não sei vocês, mas eu morro de medo dessa mulher! Toda vez que ela começasse a falar:

"Olha dentro dos meus olhos!"
"Não duvide de mim! "
"Eu posso errar muito, mas eu ajo com o coração! "
"Eu chorei suas lágrimas e você não chorou as minhas"
"Eu não quero ouvir...não vou dizer o que esperava de você, porque você deveria saber. "

Juro, que me encolheria em posição fetal com direito a dedo na boca e ficaria me embalando até o paredão me tirar do programa. Sério, tenho medo mesmo... Você já olhou dentro do olho dela?

E falando sobre isso tem alguns blogs que falaram TUDO:
BBB, o Décimo - ( Leiam o também o post do dia 8/02 - amei a história do jacaré)
Fofocas de Marte - Fiquei com pena do Bial
Cartas para o Bial - que junto com o Cai Muita Chuva, encabeçaram a campanha Fora Lia Mijona!

****************************************************************
Hoje é o último dia de haloscan, amanhã terei que implementar um novo sistema de comentários. Então, qualquer contratempo, mande e-mail pra mim: patricia.daltro@gmail.com

3 de fev de 2010

Ressaca Moral ou Ode aos Hipócritas!

Tem muitas coisas que me fazem sentir vergonha do ser humano, a violência, a corrupção, etc e ontem, eu senti vergonha do twitter e de uma parte da net que assiste BBB.

É um jogo. A pessoa entra lá, mostra o que veio, sai derrotada ou campeã dependendo da sua trajetória na casa.

Mas, o que fez Tessália para ser tão odiada aqui fora? Como todos nós, a Tess tem um pouco de anjo e de demônio. No mais, é uma menina normal, que talvez se ache esperta demais e que não seja tudo isso. Alias, achei a Tess meio burrinha no jogo. Entrou sem querer entrar, foi convidada, e acho que esse foi seu maior defeito, sempre se sentiu como visita. Não entrou para valer. Em dez edições você já sabe bem sobre erros que não deve cometer, e ela, cometeu todos!

Em um diálogo entre ela e Michel sobre o que fazer com 1 milhão e meio, a gargalhada dos dois, deixa claro, que para Tess, ela nunca cogitou em ser a vencedora. Queria apenas estar ali, como quem assiste tudo de dentro.

Sabe, cego em tiroteio? Era assim que enxerguei a Tess no inicio do programa, o Michel veio servir de guia, o cara que lhe dá segurança para continuar. E, é por isso que gostei dela. Por que pela primeira vez me vi dentro de um BBB.

Sabe, eu sou meio esnobe, beiro a arrogância quando sinto que não sou muito bem aceita num ambiente, sou tímida então uso do sarcasmo e da ironia para me proteger. Igualzinho a Tess. Ah, e gosto de sexo e acho, como ela, que é melhor fazer do que ficar expondo intimidades aos quatro ventos, tenho um filho de quatro anos, no qual, quase não falaria se estivesse no jogo, por que nunca iria querer expô-lo ou usá-lo dentro de um programa que disseca a todos que são citados ali.

Alias, a frase com a qual a Tess me ganhou, foi exatamente sobre a filha, quando inquirida por Michel, por que quase não falava sobre ela. " Eu estou no BBB, minha filha, não. E não vou trazê-la aqui para dentro."

Dentre os muitos personagens da casa, ela e a Lena eram o diferente nesse programa. Todos ali trazem vícios e resquícios de outras edições e seguem formulas já conhecidas.

As duas não, agem quase por instinto, meio suicida às vezes, mas essa é o frescor que elas trazem, um jogo longe daqueles feitos anteriormente. Mulheres de carne e osso, que embora no jogo, não perderam a essência do que elas são aqui fora.

Uma pena que a maioria ainda goste dos estereótipos anteriores e rejeite o novo que surge na forma dessas duas mulheres.

Mas, pior do que a saída de Tess, foi o como essa saída se deu. Ocultos atrás dos seus monitores, covardes anônimos promoveram um massacre! Nunca em toda minha vida, assisti tanta truculência em 140 caracteres. Ofensas, ameaças, agressões que resvalaram inclusive para a filha dela de quatro anos! Como assim?! Sei lá, ontem fiquei enojada. E pela primeira vez senti que não estou mais com muita vontade de assistir essa edição. Era para ser divertido, e ontem, ontem me deixou um travo amargo...