19 de out. de 2010

Pequenos Defeitos:Timidez

A timidez é um defeito que se disfarça de virtude. Sublimando desejos e ocultando falas, transforma tudo em um universo de possibilidades. Não adianta o ensaio no espelho, planejando atos e frases. Na hora H tudo vira um amontoado de vogais desconexas, sons sufocados na garganta, suores incontidos nas mãos. E de repente a bolsa parece ser grande demais, a roupa justa demais, tudo vira excesso. Sumir passa a ser uma necessidade.

Prisão interna de vontades submersas em fronhas de travesseiros. Único confidente capaz de escutar a voz, que nessa hora não treme, nem se perde em monossílabos. A promessa de que amanhã será diferente.

Mas quando o amanhã chega, enroscada nele a serpente da timidez, que antes inofensivo rubor, agora dilacera sonhos, tecendo teias adesivas onde somos prisioneiros. E por mais que saibamos que tudo está lá, à vontade, o desejo, a frase que deverá ser dita, última fronteira entre o se e o quando, não conseguimos dizer nada. Tropeçando nas pernas, esbarrando nas paredes, fugimos do monstro terrível da incerteza, optando pelo gosto da fruta mordida.

11 comentários:

Vivi Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivi Oliveira disse...

Eu dispensaria na boa essa virtude se eu pudesse. Sob o rótulo de chata,pq sou opniosa tb, na realidade sou profundamente timida e cada dia é uma aventura. Me vi em cada pedacinho do seu texto e realmente o meu travesseiro me consola constantemente kkkkkkkk Tem dias que abro o olho e penso no que tenho q fazer,tem situações a serem enfrentadas q são verdadeiros dragões...mas graças a Deus para trabalhar ao menos já superei muitas barreiras internas..não posso dizer o mesmo no campo afetivo...paquerar não é meu forte kkkkkk Emfim. seu post é um pouquinho de mim tb! ;) Cheiro! Vivi Oliveia

19/10/10 03:50

Carla Ceres disse...

Oi, Patrícia! Belo texto, mas cruelmente verdadeiro. Pode me incluir na lista de seguidores tímidos. Beijos!

Anne disse...

A timidez ainda não faz parte de mim, rsrs Típica ariana...

O texto que vc me mandou no coment, do Chico Xavier, me fez muito, muito bem...

Parei e reli, reli, refleti em cada palavra e eu acredito muito que tudo isso vai passar... Pq Deus está ajudando, sempre!

Não há mal que dure pra sempre...

Obrigada por fazer parte dessa corrente de oraçao em favor do Edu, obrigada de coração!

Beijos da Amarela

Fernanda Reali disse...

Que lindo post, que duro e que suave ao mesmo tempo. lindoooo!

Unknown disse...

Só quem já sofreu com as fraquezas e dificuldades que tem o tímido, pode entender esse texto perfeitamente.
Sou tímida, bastante... mas a vida me ensinou a perder ela nos momentos necessários.

Ainda tenho leves rubores, quando estou num ambiente que não conheço, e com pessoas novas também travo. E quando estou cara a cara sou cautelosa.
Mas eu aprendi a viver e a me superar.
E que também ser simpática e colocar um sincero sorriso no rosto, derruba muralhas...

É Paty, "A timidez é um defeito que se disfarça de virtude."

Beijos ;)

Matheus Farizatto disse...

Acho importante essa virtude.
E minhas mãos suam muito!

Cissa Branco disse...

Patrícia,

Adorei o texto, não sei se um dia fui tímida, acho que a ousadia está mais presente no meu ser, ouso tudo e cada vez mais, vejo a timidez como um limitador.
beijos

Telma Maciel disse...

Me fez lembrar do dia que o atual namorado falou que me amava.. ele suava as mãos, tremia, não conseguia falar... e eu não queria ouvir. Ainda bem que passou e hoje ele não precisa passar por isso comigo! rs
Beijo!!

Giuliana: disse...

As pessoas que me conhecem hoje não me imaginam como já fui tímida. Mas acho que converti a timidez em discrição, então tento dosar e nem tudo consegue me ruborizar.

Beijos.

Luísa Alves disse...

Oi Patrícia!

Descobrir seu blog pela Letícia do Cha-tice e tenho curtido bastante por auqi. Quero te convidar para umprojeto que surgiu lá no meu blog. Só entre blogueiras brasileiras e no estilo do seu blog: textos ou imagens inspiradoras.

Dá uma olhada lá no último post sobre a Mixtype e vê se curte. Se quiser participar deixa um comentário, ta? bjbj